Áfricas: filmes de regresso e questões à terra natal

A quarta edição do CachoeiraDoc – Festival de Documentários de Cachoeira traz, pela primeira vez em sua programação, uma mostra sobre o cinema africano. A Mostra Áfricas: filmes de regresso e questões à terra natal é composta seis filmes de realizadores africanos e diaspóricos, que vivem ou viveram a experiência do exílio, e voltam ao seu lugar de origem.

Nos filmes, é possível perceber a força inventiva do cinema e do documentário num contexto de afirmação da autonomia política e de constante reconstrução de si mesmo. As imagens e sons fazem erigir uma África atual, em ebulição, suscitando reflexões renovadas sobre o continente e sua diáspora, provocando também novos elos afetivos com a chamada “terra mãe”.

Entre os destaques da mostra estão A Vida sobre a Terra (Mali/Mauritânia/França, 1998, 62min.), de Abderrahmane Sissako, que abre o festival no dia 3 de setembro, às 19h30, e os filmes Em busca da África (EUA, 1997, 26 min.), e Edouard Glissant: um mundo em relação (EUA, 2010, 52 min.), de Manthia Diawara, um dos mais respeitados e conhecidos pensadores do cinema africano, que estará presente no Festival.

Confira a programação desta Mostra aqui.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *