Homenagem a Alexandre Robatto

IMG_0072

Considerado o pioneiro do cinema baiano, o cineasta Alexandre Robatto será o homenageado da mostra Clássicos do Real, no IV CachoeiraDoc – Festival de Documentários de Cachoeira. No total, serão exibidos quatro curtas restaurados do cineasta baiano, além do documentário sobre sua vida Os filmes que eu não fiz (Bahia, 2013, 26 min.), de Petrus Pires.

Um dos destaques é o curta Entre o mar e o tendal (Bahia, 1952/53, 22 min.), que traz imagens de uma Itapuã com ruas de areia, casas sem muros e mar abundante. A pesca do Xaréu, filmada e montada no filme, está na antologia do cinema Baiano. A mostra será exibida no dia 7 de setembro, Cine-Teatro Cachoeirano, a partir das 10h.

Além dos filmes uma mesa redonda Alexandre Robatto, o pioneiro do cinema baiano, fará parte da homenagem. A mesa debaterá a biografia e os aspectos poéticos da obra de Alexandre Robatto, bem como o processo de preservação de seus filmes, recentemente restaurados. As debatedoras serão Sônia Robatto – atriz, escritora, fundadora do Teatro Vila velha e filha do cineasta; Ana Luisa Coimbra – mestre com a dissertação “Memória e Imagens da Bahia no Documentário de Alexandre Robatto Filho”; e Dayse Porto, jornalista e roteirista do filme Os filmes que eu não fiz.

Confira os filmes da Mostra Clássicos do Real: Homenagem à Alexandre Robatto