O Festival

IV CachoeiraDoc – Festival de Documentários de Cachoeira deverá se realizar entre 03 e 08 de setembro de 2013 na cidade de Cachoeira, Bahia, no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Em parceria com o Curso de Cinema e Audiovisual dessa mesma Universidade, o Festival abrigará seis mostras – Mostra Competitiva Nacional, Mostra Recôncavo, Mostra Áfricas: Filmes de regresso e questões à terra natal, Clássicos do Real: Homenagem a Alexandre Robatto, Mostra Cinema na Real, Sessões Especiais – Ciclo de Conferências e Oficinas.

Nas três edições anteriores cerca de 7.000 pessoas assistiram mais de 100 documentários, muitos deles inéditos na Bahia e outros no país. Na Mostra Competitiva Nacional, ao todo, foram inscritos 605 filmes de todas as regiões do país. Entre os 61 selecionados, 21 eram médias ou longas-metragem e 40 curtas-metragem.

Em duas edições exibimos filmes de consagrados realizadores internacionais, tais como Agnès Varda, Sophie Calle, Johan Van der Keuken, Pedro Costa, Nicholas Klotz e Avi Mograbi, cujas obras são essenciais ao entendimento da história do documentário mundial.

Tivemos o prazer de conviver e dialogar com experientes documentaristas, como Geraldo Sarno e Vincent Carelli, e com alguns dos mais importantes pesquisadores do gênero no Brasil, como Consuelo Lins, Cesar Migliorin, André Brasil e Eduardo Valente, bem como com jovens realizadores e premiados, a exemplo de Marcelo Pedroso, Petra Costa, Henrique Dantas e Ariel Ortega.

O Festival promove o intercâmbio de ideias e incentiva que a cidade de Cachoeira e o estado da Bahia conectem-se ao mundo através do cinema. Para tanto, foram realizadas 08 oficinas e 13 mesas-redondas, que ocuparam lugar de destaque na programação.