CachoeiraDoc anuncia filmes vencedores da mostra Competitiva

_DSC9018
O documentário “Os dias com ele” (São Paulo, 2013, 107 min.), de Maria Clara Escobar, foi o grande vencedor do IV CachoeiraDoc – Festival de Documentários de Cachoeira. O filme foi escolhido pelos júris Oficial e Jovem da mostra Competitiva do festival como melhor longa-metragem. Nele, a jovem cineasta mergulha no passado quase desconhecido de seu pai. O documentário é inédito na Bahia e venceu também a 16ª Mostra de Cinema de Tiradentes – Prêmio do Júri Jovem, da Crítica e Itamaraty.

O júri Oficial elegeu também “Mauro em Caiena” (Ceará, 2012, 18 min.), de Leonardo Mouramateus, como o vencedor na categoria curta-metragem. Já o júri Jovem optou pelo curta baiano “Jessy” (Bahia, 2013, 13min.), de Paula Lice, Rodrigo Luna e Ronei Jorge, e concedeu Menção Honrosa para curta-metragem ao também baiano “Procurando Rita” (Bahia, 2012, 7 min.), de Evandro Freitas.

O júri Oficial é formado pelo cineasta Adirley Queirós, pelo professor e pesquisador da Faculdade de Comunicação da UFBA, José Francisco Serafim, e pelo crítico de cinema, diretor e professor Juliano Gomes. Integram o júri Jovem os alunos do curso Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) André Santana, Ary Rosa e Maíra Conde.

Os troféus, criados pelo artesão Louco Filho, prestam homenagem às irmãs da Irmandade da Boa Morte. A noite de premiação foi encerrada com o inédito “Rabeca” (Bahia, 2013, 71 min.), de Caetano Dias, e com as festas Independência Discotecagem Brasileira, com os djs el Cabong, Carol Morena e Camilofroés, e a banda Escola Pública, da cidade de Cachoeira.

A quarta edição do evento, iniciada 3 de setembro, segue até o dia 8, no Centro de Artes, Humanidades e Letras da UFRB, na cidade de Cachoeira.

Fotos: Geovane Peixoto

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *