Festival segue até o dia 8 de setembro, na cidade de Cachoeira
O filme “A Vida sobre a Terra” (Mali/Mauritânia/França, 1998, 62min.), de Abderrahmane Sissako, abriu na noite desta terça-feira, dia 3, o IV CachoeiraDoc – Festival de Documentários de Cachoeira. A abertura aconteceu na Praça d´Ajuda, centro de Cachoeira, e reuniu mais de 300 pessoas. Após a exibição do longa, o público conferiu a apresentação musical do cantor e compositor cachoeirano, Mateus Aleluia. A quarta edição do evento acontece até o dia 8 de setembro, no Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).
Nesta edição, serão exibidos 41 documentários, entre curtas, médias e longas-metragens, muitos deles inéditos na Bahia e no Brasil. Os filmes integram as sessões especiais e mostras Competitiva, Cinema na Real, Áfricas: filmes de regresso e questões à terra natal, Recôncavo e Clássicos do Real: homenagem a Alexandre Robatto. Nas edições anteriores, cerca de sete mil pessoas assistiram mais de 100 documentários. O festival é uma realização da Ritos Produções e do Grupo de Estudos e Práticas do Documentário, do Curso de Cinema e Audiovisual da UFRB, e conta com o apoio financeiro do Fundo de Cultura da Secretaria de Cultura da Bahia desde a sua primeira edição, em 2010.
Compareceram à abertura Marcondes Dourado, diretor da Diretoria do Audiovisual da FUNCEB, representando o secretário da Cultura, Albino Rubim; Carlos Paiva, Superintendente de Promoção Cultural; Maria Marighella, diretora de Teatro da FUNCEB e Georgina Rocha, diretora do Centro de Artes Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
Confira fotos de Geovane Peixoto: