Mostra acontece no dia 29 de agosto, em Cachoeira
Na edição de 2013, o IV CachoeiraDoc – Festival de Documentários de Cachoeira homenageia o futebol com uma seleção de documentários sobre o tema. De grandes finais às peladas em campinhos de bairro, passando pela vida dos craques e pelas torcidas, a Mostra Cinema na Real retrata o esporte mais popular do planeta e acontece no dia 29 de agosto, no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), na cidade de Cachoeira (localizada a 110 km de Salvador).
A mostra é uma parceria com escolas públicas de Cachoeira e São Felix e busca atrair e formar o olhar de alunos e professores para o cinema documentário. No total, são cinco filmes, entre curtas e média, que mostram que o futebol está presente em diversos campos como a política, a arte, a economia, o cotidiano e nos corações e mentes de milhões de pessoas ao redor do mundo. As exibições serão seguidas de debates mediados por especialistas em diversas áreas.
Conheça os filmes:
Barbosa (Brasil, 1988, 12 min.)
De Ana Luiza Azevedo e Jorge Furtado
O que você faria se tivesse a chance de mudar o dia mais triste da sua vida? Aquele dia em que seus sonhos e fé foram destruídos? Em Barbosa, o personagem de Antônio Fagundes tem a chance de fazer isso. O ano é de 1988 e ele constrói uma máquina do tempo que permite sua volta há 38 anos antes, para o dia da final da Copa do Mundo de 1950. Seu plano é simples, ele vai dar um jeito de entrar no gramado do Maracanã para dar um soco em Gigia, impedindo que ele faça o segundo gol do Uruguai, o gol que tirou o título da Seleção Brasileira e calou os 200 mil torcedores que lotavam o estádio. Mas essa história é apenas o pano de fundo para algo muito mais profundo, os tristes depoimentos de Barbosa. O goleiro, falecido em 2000, nos conta quantas vezes já sonhou com aquele lance e nos dá uma ideia de como ele foi perseguido, por toda a vida, pelo resultado da final.
Do mesmo lado (Brasil, 2010, 10min.)
De Diogo Nunes, Deivison, Fatima, Joelma, Natali, Rogério, Samir Suzart
A suposta rivalidade entre Cachoeira e São Félix é discutida tendo como um dos seus principais focos de disputa o futebol.
Espirito Santo Futebol Clube (Brasil, 2012, 29min.)
De André Ehrlich Lucas, Lucas Vetekesky
Um retrato afetivo de um clube chamado Espírito Santo e a sua luta pra se manter na primeira divisão do futebol capixaba.
Geral (Brasil, 2010, 15 min.)
De Anna Azevedo
O palco é a geral do estádio do Maracanã. Em cena, os torcedores conhecidos como geraldinos num espetáculo de êxtase, fúria, alegria e dor.
Preto Contra Branco (Brasil, 2004, 55 min.)
De Wagner Morales
Uma tradição de três décadas é o ponto de partida do documentário Preto contra Branco. O filme discute o preconceito racial no Brasil, usando como referência um “clássico” do futebol de várzea entre moradores de dois bairros periféricos de São Paulo. ? ?Desde 1972, um grupo de moradores do bairro de São João Clímaco organiza um jogo de futebol de brancos contra pretos no final de semana que antecede o Natal. ? ?Em uma comunidade altamente miscigenada, composta basicamente por mulatos, a peculiaridade da partida é a auto-atribuição da raça pelo participante. Cada jogador se declara negro ou branco e “escolhe seu time”. ? ?A equipe do documentário passou uma semana entrevistando personagens, acompanhando o dia-a-dia dos bairros, em um processo que culmina no jogo. Trata-se de um verdadeiro ritual, no sentido antropológico, que serve para atenuar as tensões raciais locais ao mesmo tempo em que acaba por revelá-las.