UM CARDUME ÁUDIO-IMAGÉTICO: Coletivo Xaréu, com base em Cachoeira e São Félix (BA), associa live music e live video, em suas performances
O Coletivo Xaréu estreou em abril de 2011, com a performance Não me sinto mais uma pititinga. O grupo nasceu daquela inquietação permanente de artistas que gostam da experimentação estética e queriam juntar forças e formações diferentes para criar um “cardume” audiovisual. O projeto envolve vj, dj, musica acústica, elétrica e sintética/eletrônica, atuando dentro do conceito de arte sonora e visualidades, com experimentações em tempo real, sem compromissos formais com estilos e gêneros musicais tradicionais.
O Coletivo Xaréu, formado por Cláudio Manoel (aka dj Angelis Sanctus), Danillo Barata, Fernando Rabelo e Jarbas Jácome, professores dos cursos de Cinema e Audiovisual e Artes Visuais da UFRB, conceituam suas apresentações como performance pois não geram produtos finais, mas processos em tempo real. “Fazemos uma espécie de streaming presencial, que pode, inclusive, ser veiculado pela rede digital em tempo real, já que nada fica, como produto, após as apresentações. O repertório do áudio e do visual, apesar de ter como base um bancos de dados previamente construídos pelos 5 integrantes, são manipulados de forma diversa a cada apresentação”, explicam os artistas. “É jam-audiovisual”, definem.
Irão se apresentar no IV CachoeiraDoc no dia 05 de setembro, ás 22h ao lado do Cine Teatro Cachoeirano.
Sobre os artistas:
– Cláudio Manoel
É mestre em Comunicação e Cultura Contemporânea, em Cibercultura (UFBA), professor dos Cursos de Cinema e Audiovisual e Artes Visuais da UFRB. Produtor Cultural, dj (aka Angelis Sanctus) e fundador do coletivo de e-music Pragatecno. Desde os anos 90, toca como dj de nujazz e house music, atuando com vários importantes nomes nacionais e sendo o único dj do norte-nordeste convidado para tocar no SkolBeats 2004 (main stage), maior festival de música eletrônica da America Latina. Integra ainda o grupo Linklivre/CNPQ-UFRB, onde pesquisa sobre plataformas livres, comunicação, sons e imagens.
– Danillo Barata
Desenvolve pesquisa sobre a produção contemporânea com foco na performance, imagem e arte eletrônica. Em sua trajetória artística, trabalha com poéticas que articulam o vídeo, arte eletrônica, fotografia e cinema. Desde 2008 realiza projetos na Werkplaats Beeldende Kunst Vrije Academie no departamento de imagem da World Wide Visual Factory em Den Haag (Haia), Holanda. Em 2006, recebeu o prêmio aquisição no 13º Salão do MAM- Bahia e em 2007 o Prêmio Videobrasil WBK Vrije Academie no 16º Festival Internacional de Arte Eletrônica – Videobrasil.
– Fernando Rabelo
Graduado em Cinema de Animação e Mestre em Arte e Tecnologia pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Professor do Curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB e pesquisador do grupo LINKLIVRE. Participou de exibições internacionais e nacionais, residências artísticas no Medialab – Madrid e Vrije Academie – Holanda. Foi ganhador do 8º prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia e curador/tutor da primeira versão do workshop internacional Interactivos’10 BH no Brasil.
– Jarbas Jácome
Músico potiguar, mestre em Ciência da Computação pelo Cin-UFPE, pesquisando computação gráfica, computação musical e sistemas interativos de tempo real para processamento audiovisual integrado. Artista premiado nacionalmente, com mostra de produtos no Brasil e exterior. É professor do curso de Artes Visuais da UFRB. Criador do soft livre ViMus.