A Mostra Recôncavo oferece uma coleção recente de obras realizadas por gente daqui e gente que aqui tem experimentado o cinema. São documentários que refletem os resultados das parcerias, mediadas pela universidade, entre conhecimentos e formas de viver.
Diálogos com o sagrado (Bahia,2012, 40 min.)
De ngela Figueiredo e Fabrício Jabar
Dia 06/09, às 14h
Documentário sobre as Rezadeiras, aborda a história de mulheres que utilizam folhas e rezas para a cura de alguns males popularmente conhecidos como: olhado, peito aberto, erisipela, espinhela caída, entre outras enfermidades. São doenças que na cultura popular só podem ser curadas através das rezas. Além das Rezadeiras o documentário apresenta diálogos com a medicina tradicional e igrejas evangélicas, que segundo elas, se tornaram grandes impasses para a continuidade dessa tradição. O maior objetivo deste documentário é prestar uma homenagem a estas mulheres que, acreditando possuir um dom divino passaram toda sua vida se dedicando a curar pessoas pobres. A história das rezadeiras se confunde com a história de milhares de pessoas pobres no Brasil que somente através da solidariedade e da fé conseguiram construir suas trajetórias vidas.
Flor do Barro (Bahia, 2013, 8 min.)
De Vonaldo Mota e Luciana Sacramento
Dia 06/09, às 14h
Florisvaldo Robeiro Santos, o Flor, e sua família moldam com as mãos uma tradição herdada de seus antepassados. Influenciado por ícones pop e os super herois, Flor cria então sua estética própria e inova o artesanato de Cachoeira.
Para se contar uma história (Bahia, 2013, 28 min.)
De Diego Jesus, Elen Linth, Leandro Rodrigues, Lucicleide Santos (Neguinha)
Dia 06/09, às 14h
Na comunidade quilombola Santiago do Iguape, Neguinha conta uma história de resistência.
Samba de Roda (Bahia, 2013, 7 min.)
De Diego Jesus, Elen Linth, Leandro Rodrigues, Lucicleide Cruz (Neguinha), Jefferson Parreira e Robson Moreira
Dia 06/09, às 14h
Em Santiago do Iguape, a jovem Riane conta sobre o surgimento dos grupos de samba de roda na comunidade. Um relato sensível e afetuoso sobre uma das manifestações culturais mais importantes do Recôncavo.