A mostra reúne documentários de artistas brasileiros que efetuam um registro desafiador dos pressupostos do documentário convencional e fazem uma livre experimentação da linguagem e de novos métodos de produção cinematográfica. Nesta Retrospectiva serão exibidos oito filmes no total, sendo sete curtas e um média-metragem.
09 de dezembro (sexta-feira)
11h | Auditório
Framed by curtains (Eder Santos, Brasil, 1999, 11’)
Visões distorcidas da cidade de Hong Kong, diálogos à espera de um real entendimento entre Ocidente e Oriente. Um reenquadramento da paisagem urbana e caótica da cidade logo após a sua devolução à China. Como alguém que observa da janela e refaz a realidade a seu modo, o vídeo reflete a visão subjetiva do autor das cenas cotidianas.
Juvenília (Paulo Sacramento, Brasil, 1994, 7’)
Um grupo de jovens munidos de ferramentas, pedras e pedaços de pau. Imagens estáticas em preto e branco que, agora transformadas em planos, podem ser manipuladas em meio às diversas formas de exploração num âmbito audiovisual de criação.
Man.Road.River. (Marcellvs L., Brasil, 2004, 9’54’’)
A cheia de um rio, que toma parte de uma estrada e interrompe o fluxo normal de pessoas e automóveis, dá motivo a esse poema visual. Um retrato do cruzamento de vias e vidas e da força da natureza sobre a artificialidade.
Não há ninguém aqui # 1(Wagner Morales, Brasil, 2000, 4’)
Pedro, um personagem masculino fictício, publica um anúncio nos classificados sentimentais de um grande jornal de São Paulo. Ele procura uma mulher. As mulheres respondem ao anúncio. Elas também procuram alguém. Elas deixam mensagens da caixa postal de Pedro à espera de uma resposta. O som gravado dessas mensagens serviu de roteiro para as imagens vistas nesse trabalho.
O mundo de Janiele (Caetano Dias, Brasil, 2007, 3’59’’)
Numa tarde de sol, uma menina brinca de bambolê sobre uma laje de um bairro da periferia, enquanto isso, o mundo gira ao redor dela. A órbita desenhada pelo bambolê é reiterada pelo movimento circular traçado pela câmera.
Ogodô ano 2000 (Marcondes Dourado, Brasil, 1996, 12’)
Uma radiografia do carnaval gay de Salvador, gravado na quarta-feira de Cinzas. Quando a maioria já está de volta às atividades, travestis e simpatizantes continuam extravasando sua sexualidade.
Premiado no 11° Videobrasil.
São Paulo, Sinfonia e Cacofonia (Jean Claude Bernardet, Brasil, 1994, 40’)
Colagem de aproximadamente 100 filmes onde a cidade de São Paulo é a protagonista principal.
Teoria da paisagem(Roberto Bellini, Brasil , 2005, 4’16’’)
Um breve discurso sobre a possibilidade da contemplação, a política do olhar e autoridade, como define o próprio autor, que grava o diálogo entre ele e um homem nos Estados Unidos, enquanto filma um avião que risca o céu.