A Mostra Competitiva Bahia é composta de documentários de curta-metragens baianos, finalizados a partir de 2010, que concorrerão a uma premiação concedida por um júri de especialistas . Os concorrentes foram selecionados entre os inscritos, por uma equipe curatorial.
10 de dezembro (sábado)
11h | Auditório
Cellphone(Daniel Lisboa, Bahia, 2011, 15’)
Celulares aos milhares, aos milhões. Aparelhos, linhas, operadoras, números, usuários. Nem a cidade nem o homem são capazes de viver sem suas próteses comunicacionais. Cellphone é uma intervenção no universo das ondas telefônicas invisíveis. Adentrando essas frequências, aproveitando sua vulnerabilidade, criamos outros sentidos, outras narrativas, um lugar ficcional, performático, inserido na comunicação cotidiana.
Curandeiros do Jarê (Marcelo Abreu Góis, Bahia, 2010, 26’)
Um homem em busca da cura cruza as fronteiras entre realidade e fantasia.
Lindeiras(Bruno Saphira, Bahia, 2011, 21’)
Um rail movie sertanejo. Uma viagem por trilhos enferrujados que trazem inscritos a memória e o esquecimento das cidades Lindeiras.
Seca Verde(Nicolas Hallet e Simone Dourado, Bahia, 2011, 18’)
Seu Antônio, D. Zélia e a pequena Virgínia foram os que ficaram de uma família do semi-árido baiano.
Vento Leste (Joel de Almeida, Bahia, 2011, 26’)
Documentário poético que mostra o "Sombra da Lua" e o "É da Vida", dois dos últimos saveiros navegando na Baia de Todos os Santos desde o período colonial em direção à contemporaneidade. Enquanto viajam, mestres saveiristas revelam suas memórias.