Ciclo de Conferências

08 de dezembro (quinta-feira)
9h | CAHL
Mesa-redonda: Documentário: arte e técnica
Reflexões sobre a arte do documentário a partir das experiências do diretor de som Nicolas Hallet e do diretor de fotografia Felipe Daviña.

Nicolas Hallet é belga e reside no Brasil desde 1998. Diretor de som, técnico de som, diretor de fotografia, Fotografo still e realizador de documentários, estudou Cinema e Vídeo na Academie des Beaux Arts de Bruxelas na Bélgica, trabalha em curtas e longas desde 1998.
Felipe Daviña é argentino, e mora no Recôncavo Baiano. Diretor de fotografia em cinema e publicidade. Foi assistente de câmera de filmes como “Pixote: a lei do mais fraco” (1981) e “O Beijo no asfalto” (1981). Foi diretor de fotografia de “O cineasta na selva” (1997).

08 de dezembro (quinta-feira)
10h | CAHL
Expert Talk: Filme em Moçambique: curadoria, festivais, temáticas
Um expert talk com Profa. Dra. Ute Fendler, curadora do Dockanema - Festival de Documentários Moçambicano, e com a Profa. Dra. Henriette Gunkel, curadora de um outro festival de cinema moçambicano em Inhambane: "Cinema Meu". Elas farão uma introdução à história do cinema de Moçambique e abordarão os desafios da atividade de curadoria. Mediação do Prof. Claudio Manoel e tradução de Stefanie Alisch.

Prof. Dra. Ute Fendler é professora catedrática em "Estudos românicos e comparatistas (literatura e filme)" na Universidade de Bayreuth (Alemanha), e foi decana da Escola Internacional de Pós-Graduação de Estudos Africano de Bayreuth entre 2008-2010, é vice-directora do Instituto dos Estudos Africanos desde 2010. Tem pesquisa nas áreas de literaturas e cinemas francófonos, Cinema de Moçambique, cinema e história, intermedialidade, comunicação intercultural, migração e estudos pós- coloniais.
Prof. Dra. Henriette Gunkel faz pós-doutoramento na Escola Internacional de Pós-Graduação de Estudos Africano de Bayreuth (Alemanha). Ela é doutora em Estudos Culturais, pela Universidade de East London (Reino Unido). Seu atual projeto de pesquisa centra-se na questão do tempo e sociabilidade em filmes africanos, um projeto sobre a relação entre afro-futurismo como um modo de investigação crítica, e afiliação queer. Ela é também co-curadora do anual Festival de Filme Africano Cinema Meu em Inhambane, Moçambique.

09 de dezembro (sexta-feira)
9h | CAHL
Conferência:Documentário e arte contemporânea
Com Consuelo Lins
Reflexão sobre o cruzamento e a circulação cada vez mais intensos entre domínios até pouco tempo distantes, e mesmo hostis entre si: a arte contemporânea e o documentário.

Consuelo Lins é formada em jornalismo pela PUC-Rio, com mestrado em Comunicação na UFRJ e doutorado em cinema e audiovisual na Universidade de Paris III (Sorbonne Nouvelle). É pesquisadora da Coordenação Interdisciplinar de Estudos Culturais - CIEC, onde desenvolve estudos em torno da obra documental do cineasta Eduardo Coutinho, reunidos no livro O documentário de Eduardo Coutinho: cinema, televisão e vídeo (Jorge Zahar, 2004). É também documentarista, tendo dirigido “Chapéu Mangueira e Babilônia, histórias do morro” (1999), “Julliu´s Bar” (2001) e “Babás” (2010).

09 de dezembro (sexta-feira)
10h | CAHL
Conferência:O feminino no documentário contemporâneo
Com Carla Maia
A partir da obra de Agnés Varda e de alguns filmes realizados por mulheres no Brasil contemporâneo, que apresentam personagens femininas, propõe-se tecer um pensamento sobre o feminino no cinema documentário. Em lugar de uma noção identitária ou definidora de um cinema de mulher, busca-se formular uma proposição valorativa do encontro contingente que forma tais filmes: um cinema com as mulheres. Com Carla Maia.

Carla Maia é pesquisadora de cinema, atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais. Integra o coletivo Filmes de Quintal, onde atua como curadora, produtora e realizadora. É uma das organizadoras do forumdoc.bh - Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte, além de júri da Mostra Competitiva do CachoeiraDoc de 2011.


10 de dezembro (sábado)
9h | CAHL
Mesa-redonda:Notas sobre Cinema Universitário - produção, mercado e distribuição
A mesa propõe-se a discutir o cinema universitário hoje, através de uma abordagem sobre sua identidade enquanto gênero ou formato, suas formas de produção, as relações entre Universidade e Estado, editais de fomento, globalização e/ou regionalização de conteúdos, distribuição do cinema universitário, cinema de garagem, produção alternativa e as relações com o mercado. Mediação: Profa. Dra. Rita Lima e Guilherme Sarmiento. Organização: PET Cinema UFRB.