Abertura e Encerramento

Seguindo a tradição, o festival começa e termina com festa. Na abertura, no largo d´Ajuda será exibido o filme "Marighella", de Isa Grinspum Ferraz, ao ar livre, com a presença da diretora e da família de Marighella, que faria 100 anos, em 5 de dezembro, se estivesse vivo. Já no encerramento, também no largo d´Ajuda, acontecerá a premiação da Mostra Competitiva e faremos uma intervenção artística na fachada das casas e igreja acompanhada de música.

Abertura
07 de dezembro (quarta-feira)

19h30 | Largo d´Ajuda
Marighella (Isa Grinspum Ferraz, Brasil, 2011, 100’) Líder comunista, vítima de prisões e tortura, parlamentar, autor do mundialmente traduzido “Manual do Guerrilheiro Urbano”, Carlos Marighella atuou nos principais acontecimentos políticos do Brasil entre 1930 e 1969, e foi considerado o inimigo número 1 da ditadura militar. Mas quem foi esse homem, mulato baiano, poeta, sedutor, amante de samba, praia e futebol, cujo nome foi por décadas impublicável? Esse filme, dirigido por sua sobrinha, é uma construção histórica e afetiva, sobre um homem que dedicou sua vida a pensar o Brasil e transformá-lo através de sua ação.

21h | Largo d´Ajuda
Festa com a banda Escola Pública

Encerramento
11 de dezembro (domingo)

20h | Largo d´Ajuda
Premiação da Mostra Competitiva
Mapping
A atividade proposta pelo CachoeiraDoc consiste em criar uma performance visual com o filme "O Homem com a câmera" de Dziga Vertov e fragmentos de vídeos realizados por alunos do curso de Cinema e Audiovisual que será apresentada nos espaços arquitetônicos no largo d'Ajuda.

Criação e Execução: Fernando Rabelo, Coletivo Zooia e Cláudio Manoel. Fernando Rabelo é graduado em Cinema de Animação e Mestre em Arte e Tecnologia da Imagem na Escola de Belas Artes da UFMG. Atualmente é professor no curso de Artes Visuais (UFRB). Iniciou seus trabalhos autorais ilustrando histórias e storyboards para quadrinhos, livros, cinema e criou animações, vídeos experimentais e instalações audiovisuais.
O Coletivo Zooia foi criado por alunos do Centro de Artes Humanidades e Letras a partir dos primeiros encontros do grupo de pesquisa sobre projeções externas interativas - UFRGB. Seu nome vêm da gíria local que é o ato de observar/ver (zooiar) o que está sendo projetado ou idealizado pelo coletivo. Tem como objetivo realizar práticas de projeções, mapings e interatividade audiovisuais no Recôncavo da Bahia.
Cláudio Manoel Duarte de Souza é bacharel em Jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas (1990) e Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (2003), na Linha de Pesquisa em Cibercultura. Atualmente é professor do Curso de Cinema e Audiovisual da UFRB, Produtor Cultural. Fundador do grupo cultural de DJs Pragatecno. É membro do Conselho Curador da Fundação Hansen Bahia, membro do Conselho Estadual de Cultura da Bahia. É líder do grupo de Pesquisa LinkLivre (CNPq/UFRB).