Vivência em curadoria da perspectiva das mulheres

Vivência em curadoria da perspectiva das mulheres

Quando pensamos que a existência histórica dos filmes é uma construção da crítica e das instituições curatoriais, instâncias majoritariamente ocupadas por homens, como não suspeitar que a aparente frágil presença de mulheres no cinema brasileiro não se deve também às perspectivas masculinas que estariam imiscuídas aos critérios de valoração dos filmes?  Nos perguntamos, então, em que medida a atuação minoritária das mulheres na curadoria e na crítica condiciona os parâmetros de legitimação dos filmes em vigor, bem como a notável negligência crítica em relação às mulheres do/no cinema brasileiro. Assim, a partir da consideração de que a curadoria, instância fundamental para a inscrição dos filmes na História dos cinemas, é uma ação política e perspectivada, a Vivência em curadoria da perspectiva das mulheres levanta e tenta enfrentar a questão: o que podem as mulheres para a legitimação e escritura histórica dos filmes de mulheres e de suas trajetórias?

Programa:

As mulheres, cinema experimental e de autor, com Lis Kogan (Semana dos Realizadores), Marcela Borela (Fronteira Festival) e Marisa Merlo (Olhar de Cinema: Festival Internacional de Cinema de Curitiba).

As mulheres e o cinema negro, com Janaína de Oliveira (Fórum Itinerante de Cinema Negro – FICINE) e Yasmim Thayná (Afroflix).

Programar filmes de mulheres, com Maria Cardozo e Mariana Porto.

“Sob o risco do Gênero: clausuras, rasuras e afetos de um cinema com mulheres”, com Carla Maia (Filmes de Quintal, Forumdoc.bh).

Mediação Amaranta Cesar

Quando: 6 de setembro, das 9h às 17h
Onde: Fundação Casa Hansen, São Félix, Bahia
Carga horária: 6 horas (9h às 17h)
Quanto: Gratuito

A vivência se complementa com a Mostra Com Mulheres, que acontecerá no Cine-Theatro Cachoeirano, de 6 a 10 de setembro, com curadoria coletiva de Carla Maia, Janaína de Oliveira, Lis Kogan, Maria Cardozo, Mariana Porto, Marisa Merlo, Marcela Borela, Yasmim Thayná e Amaranta Cesar.

O CachoeiraDoc é uma realização da Ritos Produções e do Grupo de Estudos e Práticas do Documentário, do Curso de Cinema e Audiovisual da UFRB, e conta com o apoio financeiro do Fundo de Cultura da Secretaria de Cultura da Bahia desde a sua primeira edição, em 2010. A vivência tem apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFRB, através do Edital de Apoio a Eventos Acadêmico e da Secretaria de Política para Mulheres do Governo do Estado da Bahia.