L’enfant aimé ou je joue à être une femme mariée

L’enfant aimé ou je joue à être une femme mariée

A criança amada ou eu represento uma mulher casada / L’enfant aimé ou je joue à être une femme mariée (França, 1971, 35 min.)
Direção: Chantal Akerman

Três personagens femininas convivem durante algumas horas no espaço de uma casa: uma mãe, uma filha e uma jovem, a própria diretora. Em seu segundo curta-metragem, Akerman conserva a distância para colocar-se no lugar de testemunha do cotidiano dessa mulher e de sua relação com a criança.

Chantal Akerman nasceu em Bruxelas em 1950 e morreu em Paris em 2015. Descendente de judeus, seus pais fugiram da Polônia para escapar da perseguição nazista. A questão da identidade judia e do Holocausto será constantemente explorada em sua obra. Aos 18 anos, Akerman ingressou no Institute Supérieur des Arts du Spectacle et Technique de Diffusion, na Bélgica. Abandonou os estudos logo no primeiro semestre para fazer seu primeiro filme, o curta Saute ma ville (1968). Em 1971, o filme estreou no festival de curtas Oberhausen. Nesse mesmo ano, ela se mudou para Nova Iorque. Lá, entrou em contato com o estruturalismo, através dos filmes de Stan Brakhage, Jonas Mekas, Michael Snow e Andy Warhol, influências decisivas para sua obra. Em 1974, com Je Tu Il Elle, seu primero longa-metragem, obteve reconhecimento da crítica, reconhecimento este que atingiria seu auge com Jeanne Dielman, 23 Quai du Commerce, 1080 Bruxelle, filme aclamado pelo New York Times como a primeira obra-prima do feminino na história do cinema. Ao longo de sua carreira, Akerman dirigiu mais de 40 filmes para televisão e cinema, entre ficções e documentários. Além disso, realizou instalações em diversos centros e galerias de arte do mundo, participando de importantes festivais internacionais como a Bienal de Veneza e o Documenta de Kassel. Publicou três livros: Hall de nuit (Editions de l’Arche, 1992), Un divan à New York (Editions de l’Arche, 1996) e Unefamille à Bruxelles (Editions de l’Arche, 1998).

Todas sessões de L’enfant aimé ou je joue à être une femme mariée

Mostra Com Mulheres

19:30
Cine Theatro Cachoeirano