Vivência em curadoria da perspectiva das mulheres

Vivência em curadoria da perspectiva das mulheres

Vivência em curadoria da perspectiva das mulheres

Com Amaranta Cesar, Carla Maia, Janaína de Oliveira, Lis Kogan, Marcela Borela, Maria Cardozo, Mariana Porto, Marisa Merlo e Yasmin Thayná

6 de setembro, das 9h às 17h

Acesso com inscrições

Um conjunto de atuantes curadoras brasileiras se reúnem nesse encontro que, mais do que um curso, será uma experiência de diálogo e consolidação do pensamento sobre curadoria em cinema da perspectiva das mulheres. Refletiremos, em conjunto, sobre a atuação das mulheres no cinema brasileiro contemporâneo, com especial atenção à curadoria e programação, atividade de escritura histórica essencial para a legitimação dos filmes e das trajetórias de realizadores.

Considerar a dimensão performativa do gênero, a ideia de que a condição feminina é uma construção histórica e cultural, e que, por isso, os filmes não apenas registram ou representam as relações de gênero mas as produzem, nos conduz ao entendimento de que as perspectivas das mulheres no cinema, mais do que desejáveis, são necessárias e mesmo urgentes. Quando pensamos que a existência histórica dos filmes é, ela também, uma construção da crítica e das instituições curatoriais, instâncias majoritariamente ocupadas por homens, como não suspeitar que a aparente frágil presença de mulheres no cinema brasileiro não se deve também às perspectivas masculinas que estariam imiscuídas aos critérios de valoração dos filmes? Nos perguntamos, então, em que medida a atuação minoritária das mulheres na curadoria e na crítica condiciona os parâmetros de legitimação dos filmes em vigor, bem como a notável negligência crítica em relação às mulheres do/no cinema brasileiro.

As mulheres, cinema experimental e de autor

com Lis Kogan (Semana dos Realizadores), Marcela Borela (Fronteira Festival) e Marisa Merlo (Olhar de Cinema: Festival Internacional de Cinema de Curitiba)

As mulheres e o cinema negro

com Janaína de Oliveira (Fórum Itinerante de Cinema Negro – FICINE) e Yasmin Thayná (Afroflix).

Programar filmes de mulheres

com Maria Cardozo e Mariana Porto (FINCAR)

Sob o risco do Gênero: clausuras, rasuras e afetos de um cinema com mulheres

com Carla Maia (Filmes de Quintal, Forumdoc.bh)

Mediação de Amaranta Cesar