728 x 90
728 x 90

O CINEMA E OS DESAFIOS DO REAL

Jornada Poéticas da Experiência

O Ciclo de Conferências: o cinema e os desafios do real, que tem acontecido em todas as edições do CachoeiraDoc, é mobilizado por questões que atravessam a prática e o estudo do documentário: Como apreender o real no momento da sua manifestação? Como olhar para as imagens que nos trazem o barulho e o furor do mundo? De que modo o documentário tem mobilizado o pensamento sobre cinema e sobre o estado do mundo?  Nesta sexta edição do festival, dedicaremos o espaço do Ciclo de Conferências: o cinema e os desafios do real ao Grupo Poéticas das Experiência, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG, como gesto de reconhecimento da contribuição oferecida pela rigorosa produção de seus pesquisadores para o pensamento do cinema, especialmente, do cinema no seu engajamento com o real, bem como para o campo do documentário brasileiro.

Mesa 1 (03/09, 9h): Cinema, universidade e saberes tradicionais (César Guimarães)

Mesa 2 (03/09, 10h): Figuras da história e da memória: inventariando o cinema brasileiro (Cláudia Mesquita e Roberta Veiga).

Mesa 3 (04/09, 9h): Métodos e processos de formação: as oficinas nas periferias, comunidades tradicionais e territórios indígenas (Glaura Cardoso Vale, Lara Belov e Ernesto de Carvalho).