728 x 90
728 x 90

Júri Oficial

foto perfil mais recente Joceny Pinheiro

Joceny Pinheiro

Doutora em Antropologia Social com Mídia Visual (2009) pela Universidade de Manchester. Em sua pesquisa com populações diversas do Nordeste brasileiro, explora as possibilidades de produção do conhecimento a partir da imagem e do som, em articulação com o texto. Atuou como docente nos departamentos de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará, de Antropologia Social da Universidade de Manchester/Inglaterra, do Programa de Pós-Graduação em Estudos do Som e da Imagem em Documentário da Universidade Nacional de Artes de Tainan/Taiwan e dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Antropologia da Universidade Federal da Bahia. Desde 2013, é professora adjunta do Instituto de Desenvolvimento Rural da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), no estado do Ceará, onde desenvolve o projeto “Mundos Rurais em Imagem, Som e Texto”.

Foto Josias_L

Josias Pires

Jornalista pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Mestre em Artes Cênicas (UFBA), pesquisador de manifestações culturais populares. Coordenou a série de TV Bahia Singular e Plural, que produziu 18 documentários sobre tradições populares da cultura da Bahia. Roteirizou e dirigiu “Cuíca de Santo Amaro”, com Joel de Almeida, sobre a vida e a obra do poeta popular, trovador-repórter e propagandista Cuíca de Santo Amaro, personagem baiano, controverso e irreverente.. Atualmente está na pós-produção do filme Quilombo Rio dos Macacos.

Roberta

Roberta Veiga

Doutora em Comunicação Social pela UFMG desde 2008, quando defendeu a tese “A estética do confinamento: o dispositivo no cinema contemporâneo”. Foi pesquisadora e professora visitante na Universidade do Texas em Austin, onde lecionou a disciplina “Brazilian Cinema and Marginality: a comparison of documentary and fiction films”, junto ao Departamento de Radio-Televisão-Cinema, Escola de Comunicação. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Comunicação Social na FAFICH-UFMG e professora colaboradora no Programa de Pós-Gradução em Comunicação na mesma instituição. Integra a equipe de editores da revista “Devires – Cinema e Humanidades” e o comitê de organização do forumdoc.bh (Festival de Cinema Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte). É pesquisadora do grupo Poéticas da Experiência (UFMG), junto ao qual desenvolve a pesquisa “A escrita de si pela imagem: cinema, história e espetáculo”. Acaba de traduzir o livro “Nothing Happens: Chantal Akerman’s Hyperrealist Everyday”, de Ivone Margulies, para o português.

Júri Jovem

Flora

Flora Braga

Graduanda do curso de Cinema e Audiovisual pela UFRB e integrante do Filmes Balsâmicos; realizadora de filmes documentais independentes que experimentam novas abordagens do cotidiano por meio da direção e montagem criativas. Ensaísta e tradutora, atuou como co-curadora no projeto Narrativas em Fluxo e busca contribuir em produções artísticas e cinematográficas de temáticas variadas.

Foto Raí Gandra

Raí Gandra

Roteirizou, produziu e dirigiu os documentários “Quando Rosa Virou Azul” (2014) e “Curriculum Vitae” (2015). Participou do PET Cinema (Programa de Educação Tutorial) e do Coletivo Acadêmico de Cinema e Audiovisual. Realizou a I Mostra Universitária de Curtas LGBT. Atualmente cursa o 7º semestre do curso de Cinema e Audiovisual (UFRB), participa do coletivo Torre da Cigana, que objetiva integrar diversas linguagens artísticas, e  está  presente na construção da federação nacional dos estudantes de audiovisual (FENEAV).

rowlf

Rowlf Kindle

Compõe há três anos o Cineclube Mário Gusmão, integrando atualmente o grupo de curadoria. Participou do PET Cinema (Programa de Educação Tutorial) entre 2012 e 2014, trabalhando como extensionista e pesquisador no campo de Cinema Expandido. Na prática cinematográfica, atua principalmente na área de som e integra o grupo Sonatório – Laboratório de Pesquisa, Prática e Experimentação Sonora do curso de Cinema e Audiovisual da UFRB.