728 x 90
728 x 90

Quintal, quintais: autoaprendizagem e mediações em processos formativos em audiovisual 

Glaura Cardoso Vale

A partir da experiência vivenciada em oficinas de audiovisual com comunidades periféricas e da observação de outras experiências, procura-se abordar processos de formação cuja metodologia parte da autoaprendizagem e o ministrante exerce um papel importante de mediação – entre teoria e exercícios práticos, temática e abordagem, material bruto e montagem… Ao adentrar com a câmera nos quintais das casas, são os aprendizes a assumir um papel fundamental de mediação entre a comunidade e o filme por vir. Processos marcados pela reversibilidade e por questões elementares que retornam: O que pode uma imagem? O que eu posso com uma imagem? Qual o lugar essa imagem ocupa ou pode vir a ocupar no mundo? Perguntas para pensarmos juntos à sombra de uma mangueira.

Glaura Vale é residente pós-doutoral em Comunicação Social junto ao PPGCOM/UFMG, integrante do grupo de pesquisa “Poéticas da Experiência” e assistente editorial da revista Devires – Cinema e Humanidades da mesma instituição. Doutora em Estudos Literários pela FALE/UFMG, atua como pesquisadora nas áreas de literatura e de cinema, tendo ministrado oficinas de audiovisual e auxiliado na pesquisa e produção de documentários. Membro da Associação Filmes de Quintal e colaboradora do forumdoc.bh (Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte) desde 2003.

Debatedores: Lara Belov, do Coletivo Cinema e Sal, e Ernesto de Carvalho, do Vídeo nas Aldeias e Movimento #OcupeEstelita.

4.glaura