728 x 90
728 x 90

CachoeiraDoc anuncia filmes vencedores da Mostra Competitiva

CachoeiraDoc anuncia filmes vencedores da Mostra Competitiva

Festival de documentário segue nesta segunda-feira, 7, em Cachoeira

O VI CachoeiraDoc – Festival de Documentários de Cachoeira divulgou o resultado dos filmes premiados na Mostra Competitiva. Pelo cinema engajado que ocupa e resiste, os júris Oficial e Jovem premiaram como melhor longa-metragem o documentário “Ressurgentes: um filme de ação direta” (Distrito Federal, 2014,75 min), de Dacia Ibiapina. Além deste, o Júri Oficial do festival também concedeu o prêmio de melhor longa ao filme “Retratos de Identificação” (Rio de Janeiro, 2014, 72min), de Anita Leandro. A cerimônia de premiação aconteceu na noite deste domingo, 6, no Cine Theatro Cachoeirano, em Cachoeira.

Como melhor curta-metragem, o premiado pelo Júri Oficial foi “No caminho com Mário” (Pernambuco, 2014, 20 min.), de Aldo Ferreira, Ariel Ortega, Leo Ortega, Patrícia Ferreira e Ralf Ortega. Os jurados também concederam uma Menção Honrosa aos filmes “A Festa e os Cães” (Ceará, 2015, 20 min), de Leonardo Mouramateus, e “Sem título # 1: Dance of Leitfossil” (São Paulo, 2014, 5 min), de Carlos Adriano.

Já o Júri Jovem premiou como melhor curta-metragem o documentário “Ana” (Bahia, 2015, 20 min.), de Camila Camila, e deu uma Menção Honrosa a “No caminho com Mário”.

Os vencedores receberam o troféu criado pelo artista baiano Louco Filho e presta homenagem às irmãs da Irmandade da Boa Morte. A noite de premiação contou ainda com a estreia nacional do filme “O Touro” (Paraná, 2015, 78 min.), de Larissa Figueiredo, e com o show da banda I.F.A.

A 6ª edição do CachoeiraDoc acontece até segunda-feira, dia 7, no Cine Theatro Cachoeirano, na cidade de Cachoeira, localizada a 110 km de Salvador. A programação desta segunda exibe os filmes premiados na Mostra Competitiva, às 13h30. A partir das 16h30, será exibida a Mostra Clássicos do Real, que presta homenagem a Guido Araújo, decano fundador da Jornada de Cinema da Bahia, com os documentários “Maragogipinho” (Bahia, 1968, 22 min), “Feira da banana” (Bahia, 1974, 16 min.), e “A morte das velas do Recôncavo” (Bahia, 1975, 23 min.). Às 19h30, a Mostra Perspectivas do espaço e imersões sensoriais exibe os filmes “As Figuras Gravadas na Faca com a Seiva das Bananeiras” (EUA/Portugal, 2014, 16min.), de Joana Pimenta, e “Na Broadway” (EUA, 2011, 62 min.), de Aryo Danusiri.

Júri

O Júri Oficial é formado pelo cineasta e pesquisador Josias Pires e pelas professoras e pesquisadoras em cinema Joceny Pinheiro e Roberta Veiga. Já o Júri Jovem é composto pelos alunos do curso Cinema e Audiovisual da UFRB Flora Braga, Raí Gandra e Rowlf Kindle.

Filmes premiados

Júri Oficial

Melhor longa-metragem: “Ressurgentes: um filme de ação direta”, de Dacia Ibiapina, e “Retratos de Identificação”, de Anita Leandro

Melhor curta-metragem: “No caminho com Mário”, de Aldo Ferreira, Ariel Ortega, Leo Ortega, Patrícia Ferreira e Ralf Ortega

Menção honrosa: “A Festa e os Cães”, de Leonardo Mouramateus, e “Sem título # 1: Dance of Leitfossil”, de Carlos Adriano.

Júri Jovem

Melhor longa-metragem: “Ressurgentes: um filme de ação direta”, de Dacia Ibiapina

Melhor curta-metragem: “Ana”, de Camila Camila

Menção honrosa: “No caminho com Mário”, de Aldo Ferreira, Ariel Ortega, Leo Ortega, Patrícia Ferreira e Ralf Ortega

Sobre o festival

O CachoeiraDoc busca fomentar a difusão e a produção de documentários, assim como a discussão sobre o gênero, por meio de oficinas, debates, ciclo de conferências e exibição de filmes. Nas cinco edições anteriores, cerca de 12 mil pessoas assistiram a mais de 175 documentários, muitos deles inéditos na Bahia e Brasil. Na Mostra Competitiva Nacional, ao todo, foram inscritos mais de 1,1 mil filmes de todas as regiões do país.

O festival é uma realização da Ritos Produções e do Grupo de Estudos e Práticas do Documentário, do Curso de Cinema e Audiovisual da UFRB e conta com o apoio financeiro do Fundo de Cultura da Secretaria de Cultura da Bahia desde a sua primeira edição, em 2010.

Fotos de Geovane Peixoto, Pedro Maia e Thamires Duarte.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cancelar resposta