O VIII CachoeiraDoc – Festival de Documentários de Cachoeira divulgou o resultado dos filmes premiados na Mostra Competitiva. A cerimônia de premiação aconteceu na noite deste sábado, 9, no Cine Theatro Cachoeirano, em Cachoeira. O longa-metragem “Ava Yvy Vera – A Terra do Povo do Raio” (Minas Gerais, 2016, 52 min.), foi premiado pelos Júri Oficial e Júri Jovem.
O último dia de atividades da oitava edição do CachoeiraDoc – Festival de Documentários de Cachoeira contou com a força das diretoras Chantal Duroix, Beatriz Vieirah e Fabiana Assis na Mostra Memórias de Lutas, além de Eliane Caffé com o filme Era o Hotel Cambridge, na Mostra Corpos em Lutas. Confira o que mais rolou no final da edição de 2017 do CachoeiraDoc!
No penúltimo dia de atividades do CachoeiraDoc, filmes com urgências de várias partes do mundo são exibidos nas Mostras Memórias das Lutas e Corpos em Lutas. Entre as disputas apresentadas, o movimento negro norte-americano da década de 1970, Panteras Negras, é retratado no filme O assassinato de Fred Hampton, de Howard Alk, enquanto no Brasil atual o grupo Reaja ou será morto, Reaja ou será morta, apresenta o filme panfleto Notícias de uma Tragédia Racial Subnotificada. Confira!
Diversos cinemas, todos em busca de reavivar a luta contra as urgências e por deixar de lado os apagamentos sociais, foram tematizados ao longo do dia 08 de setembro. As Mostras Corpos em Lutas e Memórias das Lutas, e em especial a Mostra Competitivas, destaque do dia, trouxeram muito o que pensar para o CachoeiraDoc. Confira o que rolou no quinto dia de programação do festival!
7 de setembro, dia da Independência brasileira, é também mais um dia de CachoeiraDoc! As Mostras Competitivas e Corpos em Lutas, exibem 90 anos de filmagens, com filmes de todas as eram iluminando a tela do Cine Theatro Cachoeirano. Pela manhã, a CAHL/UFRB recebe o Minicurso: Montagem: Uma Forma que Pensa, ministrado por Cristina Amaral, convidando-nos a sensibilizar nosso pensamento e olhar. Confira o que rolou durante a programação do quarto dia de atividades do CachoeiraDoc!
Como o cinema pode mudar realidades e como nosso olhar contribui para a mudança? Foi a questão que permaneceu durante as Mostras Competitivas e Corpos em Luta, numa busca por novas perspectivas e ideais iniciadas no Colóquio As Mulheres, as imagens e o pensamento decolonial. Novas perguntas levantadas no terceiro dia de atividades do CachoeiraDoc. Confira!
O segundo dia do VIII CachoeiraDoc nos trouxe lições de respeito a sabedoria dos nossos mais velhos, trazidas no colóquio Os Terreiros, As Imagens, e colocou na tela do cinema as questões enfrentadas pela comunidade quilombola Rio dos Macacos, que enfrenta cotidianamente a arbitrariedade e violência da Marinha Brasileira. Confira o que mais houve no segundo dia do festival de documentários de Cachoeira!
A cultura indígena, exemplo de luta e resistência, foram o foco dos colóquios realizados no primeiro dia de atividades do VIII CachoeiraDoc – Festival de Documentários. Confira o que rolou durante a abertura do evento!
O projeto “Cinema em Vizinhança” visitou casas de Cachoeira e São Félix e pediu para que o(a) proprietário(a) fosse o(a) anfitrião de uma sessão de Cinema em Vizinhança. As atividades aconteceram de forma agendada.
O VIII CachoeiraDoc promoveu em 2017 dois projetos de ações de sensibilização e formação de público nos municípios de Cachoeira e São Félix. Um deles foi “O cinema como formador social”, coordenado pela aluna de Cinema e Audiovisual na Universidade Federal do