Datas

04 a 10 de setembro de 2017

Localização

Cachoeira - Bahia - Brasil

Mostra Competitiva

27 filmes

Mostras Especiais

38 filmes

O Evento

Na origem do CachoeiraDoc está o deslocamento: o desejo de provocá-lo e a crença na sua potência. Antes de tudo, queríamos operar um desvio nas rotas tradicionais dos documentários, especialmente os brasileiros, para fazê-los chegar na Bahia, em Cachoeira, contribuindo tanto para a difusão desse gênero cinematográfico – que está entre os que mais cresce no mundo, em número de produções, possibilidades estéticas e interesse do público, da crítica e dos pesquisadores-, quanto para a consolidação desta cidade como um espaço de produção de imagens e sons articulado com o mundo.

Desde 2010, estamos construindo em Cachoeira um lugar de passagem para o documentário: um lugar para pensar o cinema e o mundo; um lugar para celebrar o documentário, como ação de deslocamento, como prática cinematográfica de notável força estética e política, força esta que reside na sua possibilidade de empurrar, mover, desafiar as fronteiras do visível.

 

Alt

Alt image

Catálogo

Postagens recentes / últimas notícias!

Premiados da Mostra Competitiva

O VIII CachoeiraDoc – Festival de Documentários de Cachoeira divulgou o resultado dos filmes premiados na Mostra Competitiva. A cerimônia de premiação aconteceu na noite deste sábado, 9, no Cine Theatro Cachoeirano, em Cachoeira. O longa-metragem “Ava Yvy Vera – A Terra do Povo do Raio” (Minas Gerais, 2016, 52 min.), foi premiado pelos Júri Oficial e Júri Jovem.

Eterno enquanto durou, infinito em frutos e memórias

O último dia de atividades da oitava edição do CachoeiraDoc – Festival de Documentários de Cachoeira contou com a força das diretoras Chantal Duroix, Beatriz Vieirah e Fabiana Assis na Mostra Memórias de Lutas, além de Eliane Caffé com o filme Era o Hotel Cambridge, na Mostra Corpos em Lutas. Confira o que mais rolou no final da edição de 2017 do CachoeiraDoc!

Entre mundos e disputas

No penúltimo dia de atividades do CachoeiraDoc, filmes com urgências de várias partes do mundo são exibidos nas Mostras Memórias das Lutas e Corpos em Lutas. Entre as disputas apresentadas, o movimento negro norte-americano da década de 1970, Panteras Negras, é retratado no filme O assassinato de Fred Hampton, de Howard Alk, enquanto no Brasil atual o grupo Reaja ou será morto, Reaja ou será morta, apresenta o filme panfleto Notícias de uma Tragédia Racial Subnotificada. Confira!

Um dia de “Cinemas”

Diversos cinemas, todos em busca de reavivar a luta contra as urgências e por deixar de lado os apagamentos sociais, foram tematizados ao longo do dia 08 de setembro. As Mostras Corpos em Lutas e Memórias das Lutas, e em especial a Mostra Competitivas, destaque do dia, trouxeram muito o que pensar para o CachoeiraDoc. Confira o que rolou no quinto dia de programação do festival!

Independências, perspectivas e realidades

7 de setembro, dia da Independência brasileira, é também mais um dia de CachoeiraDoc! As Mostras Competitivas e Corpos em Lutas, exibem 90 anos de filmagens, com filmes de todas as eram iluminando a tela do Cine Theatro Cachoeirano. Pela manhã, a CAHL/UFRB recebe o Minicurso: Montagem: Uma Forma que Pensa, ministrado por Cristina Amaral, convidando-nos a sensibilizar nosso pensamento e olhar. Confira o que rolou durante a programação do quarto dia de atividades do CachoeiraDoc!

Sobre novas formas de olhar a si próprio

Como o cinema pode mudar realidades e como nosso olhar contribui para a mudança? Foi a questão que permaneceu durante as Mostras Competitivas e Corpos em Luta, numa busca por novas perspectivas e ideais iniciadas no Colóquio As Mulheres, as imagens e o pensamento decolonial. Novas perguntas levantadas no terceiro dia de atividades do CachoeiraDoc. Confira!

Localização

Cachoeira – Bahia – Brasil

contato@cachoeiradoc.com,br