728 x 90
728 x 90

Mostra Cinema na Real

Mostra Cinema na Real

Mostra pensada para os estudantes do Ensino Fundamental II das escolas da região.

A mostra é uma parceria com escolas públicas de Cachoeira e São Felix e busca atrair e formar o olhar de alunos e professores para o cinema documentário. São cinco curtas que mostram a relação de crianças e seu cotidiano em diferentes lugares do Brasil.

Maria vai c’as vaca
Bahia, 2013, 7 min.
De Luara De
Dia 1/9, às 9h e às 14h

Durante as férias, Maria questiona a escola.

Cordilheira de Amora II
Mato Grosso do Sul, 2014, 12 min.
De Jamille Fortunato
Dia 1/9, às 9h e às 14h

Moradora da Aldeia Amambai, no Mato Grosso do Sul, perto da fronteira do Brasil com o Paraguai, uma indiazinha Guarani Kaiowá, Karine Martines, de 8 anos, transforma seu quintal num experimento do mundo. Contando com nada mais do que folhas, tijolos e pedaços de papel e madeira, ela cria, com sua imaginação, histórias e personagens que alargam sua solidão em brincadeiras, sonhos e projetos.

Das crianças Ikpeng para o mundo
Mato Grosso, 2001, 35 min.
De Karané Ikpeng, Natuyu Yuwipo Txicão, Kumaré Ikpeng
Dia 1/9, às 9h e às 14h

Quatro crianças Ikpeng apresentam sua aldeia respondendo à vídeo-carta das crianças da Sierra Maestra em Cuba. Com graça e leveza, elas mostram suas famílias, suas brincadeiras, suas festas, seu modo de vida. Curiosas em conhecer crianças de outras culturas, elas pedem para que respondam à sua vídeo-carta.

Meu nome é Paulo Leminski
Rio de Janeiro, 2004, 5 min.
De Cezar Avila Migliorin
Dia 1/9, às 9h e às 14h

Embate entre pai e filho em torno de poesia de Paulo Leminski. Tudo o que eu faço, alguém em mim que eu desprezo sempre acha o máximo, mal rabisco, não dá mais para mudar nada, já é um clássico.

Lápis de Cor
Bahia, 2013, 13 min.
De Larissa Santos
Dia 1/9, às 9h e às 14h

O documentário aborda a representação racial no universo infantil e a maneira como o padrão de beleza eurocêntrico afeta a autoimagem e autoestima de crianças negras, revelando a ação silenciosa do racismo na infância.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cancelar resposta