O VIII CachoeiraDoc promoveu em 2017 dois projetos de ações de sensibilização e formação de público nos municípios de Cachoeira e São Félix. O projeto “Cinema em Vizinhança” foi um dos dois selecionados. Na atividade, a equipe do projeto (Álex Antônio, Fabio Rodrigues, Fernanda Santos, Michel Santos e Olívia Barcellos) visitou casas de Cachoeira e São Félix e pediu para que o(a) proprietário(a) fosse o(a) anfitrião de uma sessão de Cinema em Vizinhança. As atividades aconteceram de forma agendada.
No total, foram realizadas seis sessões. De acordo com a equipe, entre os resultados alcançados destaca-se a oportunidade de exibir filmes em locais de familiaridade do público, onde as pessoas estavam à vontade para responder espontaneamente ao que era mostrado.
“Uma reflexão importante sobre o espaço de exibição do lar é o quanto a educação e os valores morais vêm de dentro de casa. Então, refletir sobre estes valores e sobre esta educação, por meio do filme com novos pontos de vista, mas dentro do ambiente familiar, gerou grandes reviravoltas. Como assistir um filme que fala sobre machismo num lar em que o machismo está presente nas relações, por exemplo”, contam Olívia e Fábio.
Em cada cidade, o grupo contou com a parceria de duas pessoas, que ajudaram na escolha e contato com o(a) anfitrião: Elba Matos (Casa de Cultura Américo Simas), em São Félix, e Marcelino Gomes (Casa Paulo Dias Adorno), em Cachoeira.
“Acho que faz mais sentido assistir filmes nas casas das pessoas com as pessoas. É como se as falas e as escolhas do filme restituíssem essa questão do perigo, de afetar alguém e de podermos ver isso quando acontece”, completa Fábio.
Seleção de projetos
O CachoeiraDoc – Festival de Documentários de Cachoeira abriu nesta oitava edição edital para a seleção de dois projetos de ações de sensibilização e formação de público nos municípios de Cachoeira e São Félix, com valor total de até R$ 2 mil (cada um). A ideia é sensibilizar e/ou formar moradores de Cachoeira e/ou São Félix para realização, apreciação, debate e/ou compreensão de documentários, além de estimulá-los a participar das atividades do festival, que acontecerá entre 4 e 10 de setembro de 2017, em Cachoeira. Entre elas estão exibições de filmes, debates, oficinas e vivências. Além disso, era necessário que os projetos tivessem o apoio ou parceria de lideranças, instituições ou grupos organizados de moradores de Cachoeira e São Félix.