728 x 90
728 x 90

Como falar do presente? Curso prático-teórico.

Ementa:

A oficina propõe uma reflexão teórica e uma experimentação prática acerca do documentário e suas possibilidades, com ênfase em processos de conflito, participação social, disputa por visibilidade, resistência. Se a circulação de imagens é central no embate político, e o espaço de consumo das imagens é, na verdade um dos campos de batalha no qual as disputas pelos pontos de vistas se dá, como podemos pensar a audiovisual para falar e intervir no presente, construindo um discurso que seja mais do que propaganda? Qual a relação entre militância, propaganda, arte, e documentário? Faz sentido falar de documentário engajado? É possível fazer frente ao grande capital utilizando ferramentas audiovisuais de forma dialógica e aberta?

Professor:

Ernesto de Carvalho é documentarista (diretor, montador e fotógrafo) e antropólogo. Doutorando do curso de Antropologia da New York University, desenvolve pesquisa sobre a utilização do audiovisual por comunidade indígenas, ligadas ao projeto Vídeo nas Aldeias. E também integrante do Movimento Ocupe Estelita, no Recife.

São 25 vagas e as inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até 17 de agosto. Os interessados deverão preencher formulário neste link. O curso que ocorrerá durante o CachoeiraDoc no período de 01 a 06 de setembro, na cidade de Cachoeira-BA, no Centro de Artes, Humanidades e Letras da UFRB, localizado no quarteirão Leite Alves, rua Maestro Irineu Sacramento, s/n – Centro.

O curso é uma realização do Centro Audiovisual Norte-Nordeste (CANNE) em parceria com o CachoeiraDoc.

As aulas acontecerão no Centro de Artes Humanidades e Letras (UFRB) em Cachoeira, Bahia nos seguintes horários:
– Terça-feira (01/09): De 9h às 13h e de 15h às 19h.
– De quarta-feira a domingo (02 a 06/09): De 9h às 13h.

CANNE
O Centro Audiovisual Norte-Nordeste – Canne – promove cursos gratuitos de curta duração com o objetivo de atender interessados em audiovisual e áreas afins, de modo a aperfeiçoar, reciclar e desenvolver conteúdos técnicos e artísticos, além de manter o intercâmbio de experiências com profissionais de diversas áreas.