O V CachoeiraDoc – Festival de Documentários de Cachoeira divulgou na noite deste sábado, 6, o resultado dos filmes premiados na Mostra Competitiva.

Por complexificar a ideia de representação do cinema, os documentários “Branco sai, preto fica” (Distrito Federal, 2014, 93’), de Adirley Queirós, e “A vizinhança do tigre” (Minas Gerais, 2014, 95’), de Affonso Uchoa, foram escolhidos pelo Júri Oficial na categoria “Melhor longa-metragem”.

Esta é a primeira vez em que há um empate na decisão do Júri Oficial, que também premiou o filme “E” (São Paulo, 2013, 17’), de Alexandre Wahrhaftig, Helena Ungaretti e Miguel Antunes Ramos, como “Melhor curta-metragem”, e concedeu uma “Menção honrosa” aos documentários “Karioka” (Mato Grosso, 2014, 20’), de Takumã Kuikuro, e “Caixa d'água: qui-lombo é esse?” (Sergipe, 2013, 15’), de Everlane Moraes, diretora nascida na cidade de Cachoeira.

“Branco sai, preto fica” foi escolhido na categoria “Melhor longa-metragem” também pelo Júri Jovem, que premiou ainda “Caixa d'água: qui-lombo é esse?” e “E” como “Melhor curta-metragem” e “Menção honrosa”, respectivamente. Os vencedores receberam o troféu criado por Louco Filho e presta homenagem às irmãs da Irmandade da Boa Morte. A 5ª edição do CachoeiraDoc acontece até domingo, dia 7, no recém-inaugurado Cine Teatro Cachoeirano, na cidade de Cachoeira, localizada a 110 km de Salvador.

A programação deste domingo exibe os filmes premiados na Mostra Competitiva, às 15h30, além dos documentários “Já visto, Jamais Visto” (Brasil, 2013, 54’), de Andrea Tonacci, às 14h, e Dominguinhos (Brasil, 2013, 88’), de Mariana Aydar, Eduardo Nazarian, Joaquim Castro, este às 19h30, Praça Teixeira de Freitas. Júri O Júri Oficial é formado pelo cineasta Vincent Carelli, fundador do projeto Vídeo nas Aldeias; por Júnia Torres, antropóloga e documentarista, organizadora do “forumdoc.bh - festival do filme documentário e etnográfico de Belo Horizonte”; e pelo curta-metragista e professor substituto do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Marcelo Matos. Já o Júri Jovem é composto pelos alunos do curso Cinema e Audiovisual da UFRB Camila Camila, Emerson Dias e Larissa Fulana de Tal.

Filmes premiados Júri Oficial

Melhor longa-metragem: “Branco sai, preto fica”, de Adirley Queirós, e “A vizinhança do tigre”, de Affonso Uchoa

Melhor curta-metragem: “E”, de Alexandre Wahrhaftig, Helena Ungaretti e Miguel Antunes Ramos

Menção honrosa: “Caixa d'água: qui-lombo é esse?”, de Everlane Moraes, e “Karioka”, de Takumã Kuikuro

Júri Jovem

Melhor longa-metragem: “Branco sai, preto fica”, de Adirley Queirós

Melhor curta-metragem: “Caixa d'água: qui-lombo é esse?”, de Everlane Moraes

Menção honrosa: “E”, de Alexandre Wahrhaftig, Helena Ungaretti e Miguel Antunes Ramos

Sobre o festival

Nas quatro edições anteriores, cerca de 10 mil pessoas assistiram a mais de 140 documentários, muitos deles inéditos na Bahia e Brasil. Na Mostra Competitiva Nacional, ao todo, foram mais de inscritos 800 filmes de todas as regiões do país. O festival é uma realização da Ritos Produções e do Grupo de Estudos e Práticas do Documentário, do Curso de Cinema e Audiovisual da UFRB e conta com o apoio financeiro do Fundo de Cultura da Secretaria de Cultura da Bahia desde a sua primeira edição, em 2010. Fotos de Fernanda Yanevisk e Léo Conceição