Curso gratuito será ministrado pelos cineastas Larissa Figueiredo e Rafael Urban. Os interessados podem se inscrever até 20 de agosto O V CachoeiraDoc – Festival de Documentários de Cachoeira abre inscrições nesta sexta-feira, 6, para a oficina “A fábula no documentário”, que será ministrada pelos cineastas paranaenses Larissa Figueiredo e Rafael Urban. O curso é gratuito e acontece entre os dias 2 e 5 de setembro, das 9h às 13h, no Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, na cidade de Cachoeira. (localizada a 110 km de Salvador). Os interessados podem se inscrever até o dia 20 de agosto pelo site.
A oficina vai discutir as questões, motivações e pontos de vista que movem cada realizador a desenvolver seus trabalhos audiovisuais, no documentário. Questões como O que te motiva a fazer um filme sobre outra pessoa? irá desenvolver o olhar autoral dos participantes em suas obras documentais. A oficina tem carga horária de 16h e estão disponíveis 15 vagas, no total. Os candidatos serão selecionados de acordo com o preenchimento de ficha de inscrição.
A 5ª edição do festival acontece entre os dias 2 e 7 de setembro, no recém-inaugurado Cine-teatro Cachoeirano (antigo Glória), Cachoeira. No total, serão exibidos 39 filmes, que integram as mostras Competitiva, Kékó, Resistência e Jia Zhangke, além das Sessões Especiais.
Mostra Competitiva
Os diretores Larissa Figueiredo e Rafael Urban também concorrem na Mostra Competitiva da 5ª edição do CachoeiraDoc. Rafael é um dos diretores do curta A que deve a honra da ilustre visita este simples marquês? (Paraná, 2013, 25’), junto Terence Keller. O documentário já foi premiado como Melhor Filme pelo Júri da Crítica (Abraccine) no 46° Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, Melhor Diretor pelo Júri Oficial no 46° Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, Melhor Filme pelo Júri Canal Brasil (Prêmio Aquisição) no 46° Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, e exibido em festivais nacionais (como o 17º Forumdoc.bh – Festival do Filme Documentário de Belo Horizonte) e no exterior (43rd International Film Festival Rotterdam e 36th Cinéma du Réel – International Documentary Film Festival). Já Larissa concorre na Mostra Competitiva com As águas (Paraná, 2014, 10’), exibido no 3º Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba. Ela é realizadora do curta-metragem “Fui à Capadócia e lembrei de você”, exibido na 16a Mostra de Cinema de Tiradentes. Atualmente, concorre com seu primeiro longa-metragem, “O Touro”, na 67ª edição do Festival de Cinema de Locarno, na Suiça.