728 x 90
728 x 90

A oficina acontece durante o CachoeiraDoc e será ministrada por Victor Guimarães. Tem carga horária de 9h e acontecerá nos dias 04, 05 e 06 de setembro, durante a tarde (dia 04) e das 10h às 13h (dias 05 e 06).

As inscrições podem ser feitas até o dia 17 de agosto através deste link.

Ementa:

O debate sobre a especificidade do cinema documentário (e sua diferença em relação à ficção) detém uma espécie de “recorde” de persistência e amplitude no pensamento sobre o cinema, escreve Guy Gauthier. Por vezes mal colocada, por vezes instigante e frutífera, a questão permanece potente hoje – e concerne também à crítica. Haveria uma singularidade da crítica do filme documentário? Quais questões e habilidades outras esse cinema demanda do crítico? Há diferenças entre a abordagem crítica e a produção de conhecimento acadêmico sobre o documentário? A oficina pretende se debruçar sobre essas e outras questões, conjugando exibições de filmes, exercícios de escrita crítica e discussões entre o ministrante e os interessados.

Ministrante: Victor Guimarães

Mestre e Doutorando em Comunicação Social pela UFMG, com pesquisas sobre cinema documentário. Crítico de cinema na revista Cinética desde 2012. Foi professor da disciplina Documentário no curso de Cinema e Audiovisual do Centro Universitário UNA, integrou as comissões de seleção do forumdoc.bh (2012 a 2014) e foi um dos coordenadores de programação do Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte (2014). Foi curador das mostras Políticas do Cinema Moderno (2013), Sabotadores da Indústria (2014) e Sabotadores da Indústria II (2015) do Cineclube Comum/SESC Palladium e da mostra Argentina Rebelde (Caixa Cultural/Rio de Janeiro). Tem ensaios e críticas publicados em revistas como Doc Online (Portugal), Lumière (Espanha), Imagofagía (Argentina), Senses of Cinema (Austrália), Desistfilm (Peru) e La Furia Umana (Itália).