Futuro, como presente, no passado | Programa 2 | Sessão 5 – Inventar a liberdade
Disponível online entre 05 e 11/12 e 19 e 20/12/20
É sim de verdade
Bahia, 2018, 22 min.
Direção coletiva de mulheres em privação de liberdade junto ao Complexo Prisional de Feira de Santana.
Sinopse: As vivências do cárcere de um grupo de mulheres presas no Complexo Prisional de Feira de Santana, fabuladas e reencenadas por elas mesmas: os preconceitos, privações e resistências de amar outras mulheres em um espaço de desumanização como o presídio. O filme nasceu de uma oficina que integrou o projeto de extensão “Direitos sexuais de mulheres negras lésbicas em situação de encarceramento”, coordenado pelo LES- Laboratório de Estudos e Pesquisas em Lesbianidade.
Ficha técnica;
Direção, Fotografia e Som direto: Todas as mulheres participantes das oficinas de gênero, raça, sexualidade e audiovisual, através do projeto “Direitos sexuais de mulheres negras lésbicas em situação de encarceramento”, coordenado pelo LES, Laboratório de Estudos e Pesquisas em Lesbianidade, Gênero, Raça e Sexualidade (UFRB), junto ao Complexo Prisional de Feira de Santana, Bahia. São elas: Bianca Silva de Santana, Cosmira dos Santos de Almeida, Daiane de Oliveira Dias, Eriane Barbosa, Jéssica Silva dos Santos, Lucinete Gonçalves Rodrigues, Lucy Landgrat, Marlete Santos Peixoto, Natália da Costa Brandão Santos, Roziléia de M. Araújo, Taís Fortunato dos Santos
Produção: LES – Laboratório de Estudos e Pesquisas em Lesbianidade, Gênero, Raça e Sexualidade (UFRB), nas pessoas de: Alana Oliveira, Anna Luísa Santos, Camila Gregório, Elaine Borges Sousa, Emanuele Macedo, Isabela Furtado, Jéssica Bruno, Maria Clara Arbex, Nathália Luz, Rachel Mercês, Renata Argolo dos Santos, Sarah Ryanne S. Sanches, Simone Brandão.
Montagem: Camila Gregório, Elaine Borges Sousa, Nathália Luz, Rachel Mercês, Renata Argolo dos Santos