O Festival

O III CachoeiraDoc – Festival de Documentários de Cachoeira deverá se realizar entre 04 e 09 de dezembro de 2012 na cidade de Cachoeira, Bahia, mais precisamente no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Em parceria com o Curso de Cinema e Audiovisual dessa mesma Universidade, o Festival abrigará três mostras – Mostra Competitiva Nacional,Mostras Especiais, Ciclo de Conferências e Oficinas.

Nas duas edições anteriores cerca de 4.500 pessoas assistiram um total de 85 filmes documentários (73 nacionais). Na Mostra Competitiva Nacional, ao todo, foram inscritos 356 filmes de todas as regiões do país. Entre os 43 selecionados, 13 eram médias ou longas-metragem e 30 curtas-metragem.

Em duas edições exibimos filmes de consagrados realizadores internacionais, tais como Agnès Varda, Johan Van der Keuken, Pedro Costa, Nicholas Klotz e Avi Mograbi, cujas obras são essenciais ao entendimento da história do documentário mundial.

Tivemos o prazer de conviver e dialogar com experientes documentaristas, como Geraldo Sarno e Vincent Carelli, e com alguns dos mais importantes pesquisadores do gênero no Brasil, como Consuelo Lins, Cesar Migliorin, André Brasil e Eduardo Valente, bem como com jovens promissores e premiados, a exemplo de Marcelo Pedroso, Henrique Dantas e Ariel Ortega.

O Festival promove o intercâmbio de ideias e incentiva que a cidade Cachoeira e o estado da Bahia conectem-se ao mundo através do cinema. Para tanto, foram realizadas 05 oficinas e 09 mesas-redondas, que ocuparam lugar de destaque na programação.