Nos dias 17 e 18 de dezembro, pessoas que assinam textos falam sobre temáticas da obra

A programação do IX CachoeiraDoc, que acontecerá entre os dias 4 a 20 de dezembro, em formato online, conta com o lançamento do livro “Desaguar em cinema: documentário, memória e ação no CachoeiraDoc”. O evento traz alguns dos 17 nomes que participam da obra em encontros, nos dias 17 e 18 de dezembro, sempre às 11h, no site www.cachoeiradoc.com.br, Facebook e no YouTube (CachoeiraDoc). Lançada pelo selo da Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA), o livro reúne um conjunto de reflexões nascidas ao longo deste período de realização do festival, num registro memorial em diálogo com diversas áreas do saber, como cinema, antropologia, educação, política, arte e cultura. 

A publicação traz texto assinado por Makota Valdina, intelectual e líder religiosa homenageada nesta edição, além de vozes diversas de pesquisadores, cineastas e ativistas sempre em abordagens multidisciplinares. O escopo do livro apresenta memórias de ação e reflexão sobre realizar o Festival de Documentários de Cachoeira. Em “Desaguar em cinema: documentário, memória e ação no CachoeiraDoc”, o conteúdo dá vazão aos pensamentos sobre o fértil movimento do documentário brasileiro contemporâneo no diálogo com o festival, pioneiro do gênero no Norte-Nordeste. 

Compõem a lista de autoras e autores: Adriano Ramalho Garrett, Amaranta Cesar, Ana Rosa Marques, André Brasil, Bernard Belisário, César Guimarães, Fernanda Pimenta, Izabel de Fátima Cruz Melo, Jurema Machado de Andrade Souza, Leonardo Costa, Makota Valdina, Maria Cardozo, Nicole Brenez, Osmundo Pinho, Pedro Severien, Rosângela de Tugny e Rosivaldo Ferreira da Silva (Cacique Babau).

O livro poderá ser adquirido a partir do dia 17 de dezembro, através da Amazon, Estante Virtual ou pelo contato de WhatsApp da EDUFBA: (71) 99732-6726. O valor é R$ 45,00. 

Encontros online

No dia 17, quinta, às 11h, participam do encontro Adriano Garrett, Izabel Melo e Maria Cardozo. Mediados por Leonardo Costa, cada um apresenta um pouco sobre os trabalhos de sua autoria. Enquanto o jornalista, crítico e pesquisador de cinema Adriano Garrett escreveu sobre as particularidades do CachoeiraDoc no cenário de festivais brasileiros, Izabel Melo, que é professora da UNEB e doutora em meios e processos audiovisuais (ECA/USP), pensa sobre pontos de aproximação entre os eventos Jornada de Cinema da Bahia e o CachoeiraDoc. Já Maria Cardozo reflete sobre curadoria da perspectiva das mulheres. Ela é idealizadora e diretora de programação do Fincar – Festival Internacional de Cinema de Realizadoras. 

O segundo encontro online será no dia 18, sexta, às 11h, com a presença online de Osmundo Pinho Rosângela de Tugny, com mediação de Amaranta Cesar. O antropólogo e doutor em ciências sociais (Unicamp) Osmundo Pinho comenta seu artigo “Black Border: o corpo e a luta no cinema negro”, no qual coloca questões de natureza teórica, política e estética em diálogo com filmes exibidos no CachoeiraDoc em 2017, sobre as possibilidades da representação do corpo negro, que não está apenas em luta, mas é a confluência objetivada do concerto de massacres sem reparação.

Já Rosângela de Tugny, professora da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), falará sobre o texto escrito com Bernard Belisário: “Cantos, luto e resistência Tikmũ’ũn (Maxakali) no filme GRIN (2016)”. 

SOBRE O CACHOEIRADOC

O festival busca fomentar a difusão e a produção de documentários, assim como a discussão sobre o gênero, por meio de oficinas, debates, ciclo de conferências e exibição de filmes. O CachoeiraDoc já se consolidou como um dos principais festivais do gênero documentário no país. Nas oito edições anteriores, cerca de 17 mil pessoas assistiram a mais de 320 documentários, muitos deles inéditos na Bahia e no Brasil. O CachoeiraDoc é uma realização da Cura e Cultura e do Grupo de Estudos e Práticas do Documentário, do Curso de Cinema e Audiovisual da UFRB, produção da Ritos Produções, e conta com o apoio financeiro do Fundo de Cultura da Secretaria de Cultura da Bahia através do Edital Setorial do Audiovisual 2019.

IX CACHOEIRADOC: 4 a 20 de dezembro de 2020
Lançamento do livro “Desaguar em cinema: documentário, memória e ação no CachoeiraDoc”
Disponível para aquisição a partir de 17 de dezembro, na Amazon, Estante Virtual e WhatsApp da EDUFBA  (71 99732-6726). 
Quanto: R$ 45,00 
Encontros online com autores nos dias 17 e 18 de dezembro, às 11h, no site, YouTube e Facebook do evento
Mais informações: www.cachoeiradoc.com.br