728 x 90
728 x 90

Situada no Recôncavo Baiano, à 109 km de Salvador, a cidade de Cachoeira foi tombada pelo Instituto do Patrimônio e Histórico Artístico Nacional (IPHAN), em 1971, e passou a ser considerada Monumento Nacional. Reúne um dos mais importantes acervos arquitetônicos no estilo barroco. As casas, igrejas, prédios históricos, dentre outras construções, preservam a imagem do Brasil Império.

Seu apogeu econômico se deu nos séculos XVIII e XIX, quando seu porto era utilizado para escoamento da produção de açúcar e fumo para a Europa. O comércio crescia rapidamente, tornando Cachoeira uma das cidades mais importantes do Brasil, posição que manteve até meados do século XIX, com uma ativa participação na vida política do Império. Tornou-se conhecida como Cidade Heróica, pela participação na luta pela Independência da Bahia e do Brasil, em 1823.

No ano de 1885, uma ponte metálica passou a ligar Cachoeira à cidade de São Felix, localizada à margem direita do rio. A significativa presença de africanos e afro-descendentes em interação com europeus de variadas nacionalidades, durante o período escravista, é um dos fatores que originou a riqueza e diversidade da cultura popular em Cachoeira. Esta interação encontra-se presente na religiosidade local com forte presença da cultura afro-brasileira e das manifestações do catolicismo.

Veja como chegar em Cachoeira

Mais informações:

http://www.ufrb.edu.br/turismo/onde-comer/

http://www.ufrb.edu.br/turismo/onde-ficar/